Caindo da janela (Eutico)

Atos - 20 - 7 : 12

 Usualmente as casas do oriente tinham grandes janelas (quase uma porta), que se abriam para o lado de fora e geralmente permaneciam abertas para proporcionar abundância de ventilação dentro da casa.

 E o texto bíblico nos informa que o apóstolo PAULO juntamente com alguns irmãos se reuniu no domingo (primeiro dia da semana) para o Culto e a Celebração da Ceia do Senhor. - E esta passagem é interessante e importante porque nos informa os primitivos hábitos dos cristãos de se reunirem no DOMINGO para a adoração ao Senhor. (Ou seja a Igreja Primitiva nunca foi sabatista - não guardavam o sábado como o “Dia do Senhor”).

 Obviamente não significa dizer que eles não tinham atividades no sábado, porque o texto bíblico no mesmo livro de Atos. Capítulo 2 nos diz que eles regularmente adoravam juntos no templo todos os dias... (Até porque todos os dias, incluindo o sábado, são do Senhor e não somente o domingo).

 Mas voltando ao texto lido, o mesmo nos diz que o Apóstolo PAULO (que haveria de viajar no dia seguinte) se empolgou e prolongou seu sermão até a meia-noite!!! ... e nesse culto prolongado tinha um jovem chamado EUTICO que estava sentado no parapeito da janela, e como PAULO falava sem parar, o rapaz adormeceu profundamente, caiu da altura de três andares e morreu lá embaixo... diz o texto!

SERMÕES LONGOS OU CURTOS?

 Eu olho este texto e tiro algumas lições pastorais:

1. Há uma grande justificativa para os pregadores que pregam longos sermões e fazem os crentes dormir na Igreja: ... até mesmo o grande apóstolo PAULO não foi capaz de manter a atenção de todos!... quem sou eu para faze-lo?
2. Somos advertidos contra o perigo de falar por tempo demasiado: ... alguém pode morrer no culto! - E quantos na verdade tem o hábito de pregar um sermão tipo ESPADA: chato e cumprido!

3. Pior coisa do que pregar sermões excessivamente longos é pregá-los sem o devido preparo, com a pretensão de que é o “Espírito Santo” quem fala por nós...Do livro de ATOS e extrair daqui aquilo que desejamos partilhar com os irmãos neste momento: “CAINDO DA JANELA”.


 EUTICO era um jovem igual aos nossos jovens de hoje. Jovem dorme em qualquer lugar. Jovem dorme muito ... e as vezes dorme muito, porque nós não conseguimos alcança-los!!! - Sem querer forçar o texto e apesar do sermão ter sido longo, a gente pode caminhar hipoteticamente pela ótica de que EUTICO era um crente Raimundo: um pé na Igreja e o outro no mundo!

1. ATRAÍDO PELA JANELA

 Podemos imaginar EUTICO participando do Culto: cantando, orando, celebrando... e derepente se sente seduzido e atraído pela janela. - EUTICO senta-se no parapeito da Janela (diz o texto) e podemos imaginar que de lá ele começa a observar as novidades e as atrações do mundo. EUTICO OLHA PARA FORA e sente o impulso da tentação penetrando sua imaginação:

 Caramba eu estou aqui neste culto chato e lá fora está a geração “Coca-Cola” (...emoção prá valer!): Musica, atração, baseado, a galera, motel, a rapaziada “ficando” uns com os outros, filmes e revistas pornográficas, ... ou seja, lá fora realmente a “emoção é prá valer”!!!... e eu aqui ouvindo esse cara!
 E EUTICO esta agora seduzido, entregue, a mercê, esta “amarrado” por tudo que é tentação que a janela começa a trazer para os seus desejos, seus impulsos, para os seus pensamentos....

 Você já se sentiu assim como EUTICO? .... esse negócio de Igreja não está com nada. Esse negócio de ser virgem até o casamento ta por fora, o negócio e transar mesmo e curtir seus impulsos (por isso que a camisinha ta aí..). - Precisamos “ficar” mesmo com a rapaziada porque eu acho que DEUS é um “tremendo estraga-prazer”: ELE faz a gente com todo esse desejo, com todo esses impulsos e. temos que ficar esperando até quando esse negócio?

 Eu preciso dizer para você;que você nunca poderá escapar completamente da tentação, nas há o poder de DEUS na sua vida que pode ajudá-lo a vencer suas tentações, suas seduções, seus desejos....

Podemos imaginar que EUTICO foi seduzido pela janela e agora a gente observa EUTICO SENTADO E DORMINDO PROFUNDAMENTE NA JANELA.

 Em seus sonhos EUTICO esta agora praticando tudo aquilo que o seu coração tinha desejado. Agora ele era de fato um crente Raimundo: estava com um pé na Igreja e outro no mundo! .... Ou seja, era um jovem participando das atividades da Igreja, em comunhão com os demais irmãos, mas sem que ninguém soubesse, às escondidas.... EUTICO está com a galera nas boates, nas tequilarias da vida, respirando o ar do pecado, seduzido pela “pressão dos amigos...”

 ALIÁS, PRESSÃO DOS AMIGOS É UMA COISA SERÍA:

 A galera diz para você: Olha cara, para fazer parte do nosso grupo tem que se igual a gente!
 transamos, fumamos, bebemos, puxamos um baseado, um ”crack”, não damos satisfação à família (pai, mãe)... em hipótese nenhuma, aliás os “coroas” têm de sustentar a gente mesmo!!
 E se você quer fazer parte do nosso grupo vai fazer o que a gente faz. .... e se não fizer você fica a parte, isolada, “careta” (ser virgem hoje é ser careta, é ser “boiola”, não fumar um “baseadinho” é ser um mala ....) - e o jovem para não ser careta, para não ficar isolado, para não ficar na “CONTRA MÃO” da vida... ele cede a pressão dos amigos (amigos da onça)...

 Vamos abrir um parêntese aqui para refletir um pouquinho sobre a VIOLAÇÃO DA INTIMIDADE que adentra a vida da nossa juventude: Meus irmãos, nós estamos vivendo hoje numa sociedade saturada pelo sexo para todos os lados. Em nome da liberdade de expressão, ou da liberdade de escolha, nossa sociedade tem permitido uma liberação sexual desenfreada que já começa a atingir nossas crianças!

 E o que temos presenciado é que a realidade precoce do sexo na vida dos nossos jovens tem deixado marcas profundas que eles terão de carregar pelo resto da vida. A vulgaridade com que este assunto vem sendo tratado não só num contexto genérico, como familiar também, é algo assustador. (Na novela das seis horas, horário em que as crianças estão diante da TV, a gente vê cenas absurdas: é o filho que transou com a tia, o namorado que transou com a mãe da namorada, o marido que transou com a amiga da esposa...)

 E isso está penetrando na mente da nossa juventude como alguma coisa natural, normal, coisas da vida... E a precocidade e a liberação do sexo esta se constituindo numa violação de algo que foi criado por DEUS com o objetivo de fortalecer o relacionamento entre um homem e uma mulher dentro do casamento.

 E a galera esta se esquecendo que a infidelidade sexual da vida de solteiro com certeza vai se refletir nos anos de casado mais tarde! .... talvez você não admita que esta sendo infiel por ser solteiro(a) e ter relações sexuais com seu namorado(a). Mas no fundo, no fundo, você esta sendo infiel para com DEUS que estabeleceu o sexo dentro do casamento.
 Você esta sendo infiel a você mesmo porque a tua intimidade foi violada fora do leito matrimonial. E a bíblia nos adverte em HEBREUS 13:4 (grife este texto em sua bíblia) “Honrem o seu casamento e os seus respectivos votos, e sejam puros. Porque Deus sem falta castigará todos os que são imorais ou cometem adultério”.

 Às vezes somos incapazes de avaliar as conseqüências de violar a nossa intimidade! Não são poucos os casamentos que acabam por se desfazer porque o número de parceiros sexual antes do casamento causou danos profundos no sentimento da intimidade. Muitos que acostumados a ter muitos parceiros sexuais quando solteiros, adentram o casamento com uma vocação já definida para o adultério!

 Portanto irmãos, são nesses momentos, momentos em que um dos pés do Jovem Raimundo está na Igreja ele recebe as advertências de DEUS `a sua vida:


 Jovem cuidado com a Janela, você pode ser seduzido por ela! - Jovem a palavra de Deus diz que o diabo é o seu grande inimigo e que ele ronda em sua volta, como um leão faminto, rugindo a procura de alguma vítima para estraçalhar... – TOMA CUIDADO JOVEM!

 E sabe o que o Jovem diz: “EU SEI ME CUIDAR PASTOR”. - “EU SEI OS MEUS LIMITES”... ou seja, “EU SEI ENFRENTAR O DIABO, MESMO ESTANDO DENTRO DO INFERNO”. - “TÔ LIGADO PASTOR”....

Entretanto, caros jovens, o texto finaliza dizendo que:

3. EUTICO CAIU DA JANELA E MORREU!

 O jovem agora está morto! As conseqüências fatais de estar vivenciando as atrações da janela agora é real na vida do jovem. E ele começa agora a pagar as conseqüências:


 gravidez indesejada, dependência das drogas, prisão por furtos, abortos praticados, depressão, desilusão, suicídio, vida depravada, ausência de Deus, condenado para o inferno por causa dos seus pecados...
 EUTICO ESTÁ MORTO! Morreu porque não atentou às advertências “caretas” da Palavra de Deus. Morreu porque achou o seu mundo na Igreja, o seu mundo de intimidade com Deus alguma coisa ultrapassada e sem validade...

 Mas apesar de tudo isso, a bíblia diz que a MISERICÓRDIA DE DEUS é alguma coisa imensurável (não podemos em nossa humanidade medi-la, não conhecemos o seu tamanho) ... o texto diz no v. 10 que o apóstolo PAULO desceu depressa e apanhou o jovem nos braços. E DEUS opera um milagre ali: a vida volta novamente para EUTICO!!!

 Ou seja, DEUS está sempre do seu lado, dando oportunidades para você reviver, para você abandonar o pecado, para você viver uma vida de santidade, integridade e pureza. Uma vida a serviço do Senhor!

 Diz o texto que para o apóstolo PAULO apanhar o jovem EUTICO nos braços foi necessário descer, debruçar-se e abraçar o jovem! ...

 Ou seja A PALAVRA DE DEUS desceu até nós. O ESPÍRITO SANTO está se debruçando neste momento diante de você, ansioso para abraça-lo e dizer para você: “VOCÊ É CAPAZ DE LIDAR COM A TENTAÇÃO NA MAIORIA DAS ÁREAS DE SUA VIDA”!!

 Abra sua bíblia em 1 CORINTIOS 10:13 – “Lembrem-se, porém disso, os maus desejos que penetram na vida de voces não tem nada de novo nem de diferente. Muitos outros enfrentaram exatamente os mesmos problemas antes de voces. E nenhuma tentação é irresistível. Voces podem confiar que Deus impedirá que a tentação se torna tão forte que não a possam enfrentar, visto que Ele assim prometeu e cumprirá o que diz. ELE lhes mostrará como fugir do poder da tentação, para que voces possam agüenta-la com paciência”.

 Ah! Meus irmãos, (Adolescentes, Jovens, Adultos...) a luta contra o pecado, a luta contra a tentação vai durar a vida toda!!! - Portanto o Espírito Santo convida você nesta noite para permitir que Ele prepare o caminho longo e cheio de curvas perigosas que você vai ter na vida!

 O Salmista diz ao teu coração esta noite: “Entrega o teu caminho ao Senhor, confia Nele, e o mais tudo ELE fará”. (Salmos 37:5)

CONCLUSÃO:

 Ah! Pastor, mas eu já ultrapassei os limites estabelecidos por Deus. Eu já pisei na bola! Eu já caí da janela! Eu estou em agonia, quase morrendo...

 No livro de LAMENTAÇÕES - Capítulo 3:22-23 diz: “O grande amor de DEUS nunca termina. A única razão por que não fomos completamente destruídos é a misericórdia do Senhor. A fidelidade de DEUS é grande, o seu amor cuidadoso é sempre novo, a cada dia que passa”.

 E JOÃO em sua primeira Carta, Capítulo 1:9 diz: “Se confessarmos os nossos pecados ELE é fiél e justo para os perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça”. ... os nossos pecados é uma injustiça que praticamos contra DEUS!!! Mas ele purifica! (Ilustração: Rio Tietê).

 Entretanto, a mesma palavra de JESUS à mulher pecadora que teve os seus pecados perdoares é dita ao seu coração neste instante: “VAI E NÃO PEQUES MAIS....”

 Nesta noite tão especial quando vamos Celebrar a Ceia do Senhor, é um momento propício para cada um de nós nos examinar a nós mesmos e nos apresentarmos ao Senhor com um coração contrito à busca do perdão e da graça de Deus sobre nossas vidas.

 Enquanto nos preparamos para isso vamos ter este momento de confissão e súplicas ao Senhor...

1 comentários:

Unknown disse...

Deus abençoe ! Palavra abençoada Varão !

©2007 '' Por Elke di Barros