Que imagem as pessoas tem visto refletido em teu rosto????




Enquanto caminhamos, o mundo ao nosso redor espera ver, em nós, a transformação que só o Espírito Santo faz na vida de um pecador arrependido. Observando um espelho, relembramos alguns cuidados necessários essenciais para que sejamos usados pelo Senhor, refletindo Sua glória no mundo.

1. Para refletir como espelho a Glória de Cristo, é preciso ter o rosto descoberto
Assim como um espelho deve estar descoberto para refletir a imagem de determinado objeto, nós também necessitamos de que nada se interponha entre nós e o nosso Deus. O véu que separava o homem de Deus foi rasgado por ocasião da morte de Jesus na cruz. Este gesto, sem par, possibilitou que a glória do Senhor rebrilhasse em nossa vida. O acesso que temos à sua presença foi garantido pela morte e ressurreição de Cristo. Vamos desfrutar, portanto, dessa comunhão.


2. Para refletir como espelho a Glória de Cristo, é preciso estar limpo
Muitas vezes, a imagem refletida no espelho não é nítida, não tem  brilho. Pequenas manchas internas, ou até mesmo poeira, dificultam a nossa visão.Assim também, os nossos pecados  encobrem o rosto do nosso Deus e as nossas iniqüidades nos  separam do Senhor (Isaías 59:2). Se desejamos refletir a sua glória com todo o brilho e perfeição, busquemos diariamente purificar as nossas vidas, confessando "os nossos pecados, na certeza de que Ele é fiel e justo para nos perdoar e purificar de toda e qualquer injustiça" (110 1:9).


3. Para refletir como espelho a Glória de Cristo, é preciso estar bem direcionado
Mesmo descoberto e limpo, o espelho só é capaz de refletir o objeto para o qual se direciona. O cristão que não está em sintonia com o Senhor, corre o risco de refletir outras imagens. Ao direcionar o nosso olhar para o "autor e consumador de nossa fé", passamos a refletir cada vez mais a sua glória, através de nossas vidas. E assim, de glória em glória, somos transformados e Sua luz se revela em nossa vida. Quanto mais ela rebrilhar, mais Cristo será visto em nós.
 Que imagens as pessoas têm visto refletidas em minha vida? Existe alguma área que necessita de transformação por meio do Espírito Santo?

Verdadeiramente devemos ser Livres...












TEXTO BASE: (João 8.31-32) “Disse, pois, Jesus aos judeus que haviam crido nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, sois verdadeiramente meus discípulos; e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará”.
INTRODUÇÃO: A verdade mais evidente em todas as páginas da Bíblia é a prioridade que Deus tem em tornar conhecida a Sua verdade a todos os homens. É essa verdade que liberta! É essa verdade que quebra cadeias e prisões! É essa verdade que muda paradigmas e padrões de comportamento! Muitas pessoas acham que a verdade de Deus diz respeito apenas ao aspecto da salvação. A verdade de Deus é absoluta e plena, e atinge corpo, alma e espírito. A verdade absoluta de Deus atinge a nossa:
a) Vida Espiritual (Deuteronômio 7.25-26) "As imagens de escultura de seus deuses queimarás; a prata e o ouro que estão sobre elas não cobiçarás, nem os tomarás para ti, para que te não enlaces neles; pois são abominação ao SENHOR, teu Deus. Não meterás, pois, coisa abominável em tua casa, para que não sejas amaldiçoado, semelhante a ela; de todo, a detestarás e, de todo, a abominarás, pois é amaldiçoada".
b) Vida Moral (1ª Coríntios 6.18) "Fugi da impureza. Qualquer outro pecado que uma pessoa cometer é fora do corpo; mas aquele que pratica a imoralidade peca contra o próprio corpo"(1ª Tessalonicenses 4.3-4) "Pois esta é a vontade de Deus: a vossa santificação, que vos abstenhais da prostituição; que cada um de vós saiba possuir o próprio corpo em santificação e honra"
c) Vida Emocional (Provérbios 4.23) "Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração, porque dele procedem as fontes da vida".
d) Vida Social (Romanos 12.10) "Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros"(Lucas 6.37) "Não julgueis e não sereis julgados; não condeneis e não sereis condenados; perdoai e sereis perdoados".
e) Vida Sentimental (Gênesis 24.7) "O SENHOR, Deus do céu, que me tirou da casa de meu pai e de minha terra natal, e que me falou, e jurou, dizendo: À tua descendência darei esta terra, ele enviará o seu anjo, que te há de preceder, e tomarás de lá esposa para meu filho"( 2ª Coríntios 6.14-15) "Não vos ponhais em jugo desigual com os incrédulos; porquanto que sociedade pode haver entre a justiça e a iniqüidade? Ou que comunhão, da luz com as trevas? Que harmonia, entre Cristo e o Maligno? Ou que união, do crente com o incrédulo?".
f) Vida Profissional (Colossenses 3.22-23) "Servos, obedecei em tudo ao vosso senhor segundo a carne, não servindo apenas sob vigilância, visando tão-somente agradar homens, mas em singeleza de coração, temendo ao Senhor. Tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como para o Senhor e não para homens"(Colossenses 4.1) "Senhores, tratai os servos com justiça e com eqüidade, certos de que também vós tendes Senhor no céu".
Isso tudo são verdades absolutas de Deus para a nossa vida. E estas verdades precisam ser entendidas por nós. A primeira postura do Senhor Jesus, em relação àqueles que haviam acabado de crer Nele, foi de consolidá-los na verdade por meio de TRÊS PILARES, sobre os quais, devemos também ser edificados e também edificar a outros:
1. PERMANECER NA PALAVRA: (v. 31): “Se vós permanecerdes na minha palavra”. O primeiro pilar é permanecer em Sua Palavra. Muitos têm crido no Senhor nesses últimos dias, mas o segredo não está em ser ganho, e sim em ser consolidado: “Não fostes vós que me escolhestes a mim; pelo contrário, Eu vos escolhi a vós outros e vos designei para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, Ele vo-lo conceda” (João 15.16). Para ser liberto pela verdade é preciso permanecer na Palavra de Deus. Ela faz a diferença naquilo que confiamos. Se estiver na Palavra, é verdade.
2. ASSUMIR A CONDIÇÃO DE DISCÍPULO: (v. 31): “Sois verdadeiramente meus discípulos”. O segundo pilar é a disposição em assumir a condição de discípulo. O discípulo não faz aquilo que quer; o discípulo é tratável, é flexível; é disciplinável, é obediente e submisso. Não que ele não tenha vontades próprias, mas está disposto a submeter as suas vontades à vontade do Pai. Para ser liberto pela verdade é preciso ter disposição para assumir a condição de discípulo.
3. TODOS NÓS PRECISAMOS DE LIBERTAÇÃO: (v. 32): “E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará”. O terceiro pilar apresentado pelo Senhor Jesus é que todos nós precisamos de libertação. Os religiosos da época não compreenderam a afirmação do Senhor. E talvez, você e eu também nos sintamos desconfortáveis com tal afirmação. Porém, a verdade é que precisamos de libertação. A raiz da palavra “verdade” e da palavra “libertação” são as mesmas, e o interessante também é que o tempo verbal do versículo é no futuro. Isso é suficiente para nos convencer de que só poderá existir verdadeira libertação quando houver, antes de mais nada, o conhecimento da verdade. Isso pode parecer óbvio mas o que muda na prática é o fato de que para que haja uma verdadeira libertação não precisa, necessariamente, de haver manifestação de um determinado demônio. A verdadeira libertação ocorre no nosso entendimento acerca da verdade absoluta de Deus. Na maioria dos casos, não se trata de expulsar o “Preto Velho”, mas se trata sim, de tratar a natureza velha que por vezes se levanta para nos envergonhar. Fala de tratarmos o caráter que se nega teimosamente a ser tratado. O “Preto Velho” sai, mas daqui a duas horas ele volta porque eu insisto em colocar na boca mais um cigarro. A “Pomba-Gira” sai, mas daqui a duas horas ela volta porque eu insisto em acessar um site impróprio; ou um programa de televisão indecente; ou ainda, em vestir aquela roupa sensual. A amargura sai, mas ela volta porque eu insisto em não perdoar; a miséria sai, mas de repente volta porque eu não sou fiel a Deus nos dízimos e nas ofertas. Enquanto não deixarmos que Deus liberte e trate com o nosso caráter, a libertação não ocorrerá por completo.
CONCLUSÃO: O problema maior, não são os demônios. O problema maior é o nosso caráter que  precisa ser tratado. A Bíblia diz que mais poderoso é aquele que se domina do que aquele que conquista cidades: (Provérbios 16.32) “Melhor é o longânimo do que o herói da guerra, e o que domina o seu espírito, do que o que toma uma cidade”. Esta é a verdade que Jesus nos revela para sermos verdadeiramente livres, e “se pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres” (João  8.36)Deus está levantando um povo livre para libertar esta cidade de todas as amarras que lhe foram impostas. Que tal fazer parte deste povo? Venha para Jesus, Ele é o caminho, a verdade e a vida. Jesus é a verdade absoluta de Deus, e Ele nos ensina a vivermos na Sua Palavra.

A MULHER QUE NADA PEDIU E TUDO RECEBEU!!!





Este episódio bíblico que, certamente trará algumas lições para edificação de suas vidas. Trata-se de fato narrado por Lucas, no capítulo 7, do versículo 36 a 50, de seu evangelho. Uma mulher pecadora vai ao encontro de Jesus, na casa de Simão, onde o Senhor, a convite, estava a comer. Simão era fariseu. Era seguidor do farisiano, uma das três seitas mais importantes dos juDeus. Consideremos, pois, as seguintes situações do acontecimento:
Situação 1 - (versos 36 a 38)
A razão pela qual Simão convidou Jesus para comer em sua casa não nos é conhecida. O fato é que, quando começaram a tomar a refeição, uma mulher de vida errada, isto é, de má reputação, entra naquela casa, levando consigo um frasco de alabastro com perfume para ungir Jesus.
Ela foi de muita audácia e valor, ao enfrentar os olhares cruéis e depreciativos dos que ali se encontravam e conseguir, dessa forma, aproximar-se de Jesus.
É bem possível que ela já o houvesse encontrado e sentido o impacto da santidade dele, fazendo-a reconhecer-se pecadora. Desejava obter perdão por estar certa de que Jesus tinha poder para Tanto.
Ela chegou perto de Jesus, soltou os cabelos para com eles enxugar os pés do Mestre, que seriam ungidos com perfume, como que também, demonstrando profundo agradecimento.

Situação 2 - (verso 39)
Que resposta lamentável foi a atitude de Simão! Surpreendeu-se por Jesus ter permitido tais coisas a uma mulher pecadora. Longe de olhar para dentro de si mesmo e dos fariseus, Simão lamentou que Jesus tivesse a coragem de se compadecer de gente assim e, inclusive, porque o recebia, formalmente em sua própria casa.
Há muitos como Simão, dentro das igrejas, mas sem lugar para Jesus em seu coração, ainda que rotulados de cristãos. Sem misericórdia.

Situação 3 - (versos 40 a 50)
Jesus que conhecia perfeitamente o pensamento de Simão começou a narrar uma história sobre o significado do perdão. Desse modo, conseguiu firmar o contraste entre a conduta do anfitrião e da mulher carente de perdão e paz, como que dizendo: o que faltou à hospitalidade de Simão foi suprida pela atitude da mulher. Ela se havia quebrantado, enquanto Simão estava cheio de vanglória e insolência.
Por sentir-se perdoada, amou muito, porque “Aquele a Quem Pouco se Perdoa, Pouco Ama” ( verso 47). E disse mais Jesus a ela “perdoados são teus pecados” (verso 48). E depois completou: “Vai-te em paz, a tua fé te salvou”. (verso 50).
O amor que a mulher sentia em seu coração, foi efeito, resultado do perdão. Por isso, Jesus disse que a fé e não o amor a salvou. O amor agradecido, fruto do perdão, e a paz, a possessão bendita da alma perdoada. Glória a Deus pela bênção do perdão!
Que lições as três situações distintas ensinam! Que cada leitor possa examinar-se a si mesmo e tirar suas próprias conclusões, aplicando-as em seu viver. Deus de a cada um o necessário, discernimento e visão das coisas espirituais.

Verdadeira Salvação




 

  • O verdadeiro plano da salvação é arrependimento diante de Deus e fé em Cristo Jesus (Atos 20:21).  Nós provamos nosso arrependimento através de nossas obras (Atos 26:20).  O Senhor Jesus nos ensinou que o caminho que conduz a vida é “difícil” e somente uns “poucos” o acharão (Mt 7:13;14).  Muitos se salvam, mas depois vem a decair da fé. (Lucas 8:13, Jo 6:66; I Tim 1:19, etc.).  Em outras palavras, depois da salvação inicial nós temos que permanecer fiéis até o “fim” para entrarmos no Reino de Deus e escaparmos do lago de fogo (Mt. 10:22, Heb 3:14, Apo 2:10;11).  Vida eterna é concedida ao arrependido no momento em que este crê em Jesus para a salvação (Jo 3:16, 6:47, I Jo 5:12;13), mas há outro aspecto importante da vida eterna que muitos ignoram por completo em nossos dias devido ao falso ensino de que a pessoa “uma vez salva, salva para sempre”.  De acordo com o verdadeiro ensino da graça, vida eterna é também uma ESPERANÇA (Titus 3:7), ainda a ser COLHIDA (Gal 6:8;9) no PORVIR (Mc 10:30) apenas por aqueles que PERSISTIREM EM FAZER O BEM (Rom 2:7) e  NÃO  DESANIMAREM  NEM DESISTIREM. (Gal 6:9).

  • Se uma pessoa salva semear para agradar a sua natureza pecadora, ela morrerá espiritualmente (Rom 8:13; Gal 6:8;9).  O filho pródigo é um claro exemplo disso (Lucas 15:24;32).  O resultado final do pecado é morte espiritual, portanto NÃO SE ILUDA (Tiago 1:14-15).

  • Por causa do ensino “uma vez salvo, salvo para sempre”, o sacrificio de Cristo tem sido ensinada como uma licença para a imoralidade, por tanto tempo e, sem ser questionada, que quando passagens como I Cor 6:9-10 ou Apo 21:8 são citadas, estas são ignoradas e o apresentador da Palavra de Deus é falsamente acusado de ensinar legalismo, salvação pelas obras, etc.  Isto reflete quantas trevas há nos dias em que vivemos!

  • O teste para se saber se um ministério ou congregação local está ensinando uma licença para a imoralidade como é condenada em Judas 3;4 é perguntar: Por acaso a verdadeira graça permite que pessoas sexualmente imorais entrem no céu?  Se a resposta deles for “SIM”, evite eles como se fossem o vírus da AIDS!  Colocar-se debaixo da influência deste ensino pode significar que a sua alma e a de seus amados estará perdida eternamente como resultado.  Dar suporte ou promover este ministério e ensino é compartilhar de um trabalho maligno (II Jo 9-11).  Isto inclui sua doação financeira!  Largue este ministério ou congregação e incentive outros a faze-lo também, antes que seja eternamente tarde demais.








Asca,Nojo,Ódio = REJEIÇÃO




Para o dicionário dos homens o termo “rejeição” é semelhante a asco, nojo, ódio. Um significado, portanto, bastante forte para um sentimento que o mundo moderno desdenhou e que a música popular e a mídia entronizaram como banal entre tantos outros sentimentos voltados ao relacionamento humano. Entretanto, a rejeição é um dos piores sentimentos que alguém pode ter por outra pessoa . Atualmente é facíl rejeitar as pessoas. Por desconhecerem o seu real significado, e as conseqüências danosas da sua prática , as pessoas não estão nem aí para as enormes feridas que estão causando no próximo quando passam a rejeitá-lo sem maiores justificativas. Os  grandes conflitos,e tantos males têm causado à humanidade tiveram início através de inocentes gestos de rejeição.

E o pior é que muitas vezes a  atitude de rejeição está ligada, tão somente, a obediência a simples conveniências sociais. Hoje em dia ninguém nem pára para pensar. E as sequelas vão ficando, vão se acumulando, até explodirem em conflitos de dimensões inimagináveis. Na política nem se fala; rejeitar é o recurso mais adotado por todos, principalmente pelos derrotados. Quando as alianças são desfeitas vão juntos para o ralo da rejeição todos os motivos que mantinham um bom relacionamento entre os antigos aliados. Por esse ângulo de raciocínio é como se as pessoas estivessem vivendo ainda na Lei do Velho Testamento, no qual a regra era “dente por dente, olho por olho”. As músicas de antigamente já nos orientavam “só vou gostar de quem gosta de mim”, enquanto as atuais dizem a mesma coisa com vocábulos diferentes.

Falando em Velho Testamento, há uma passagem na Bíblia que ilustra muito bem o profundo estrago que a rejeição estabelece no relacionamento entre as pessoas. No livro de 2 Samuel, o capítulo 13 narra a saga de Tamar e Amnom. Ambos eram filhos de Davi, porém de mães diferentes. Tamar era conhecida pela sua beleza radiante. Era virgem. Amnom nutria pelos outros irmãos um ódio extremado em virtude da situação conjugal do pai e da rejeição que sofria da parte deles. Daí arder em Amnom um forte sentimento de vingança. Desse conflito doméstico surge uma paixão doentia de Amnom pela sua irmã Tamar.Amnom atrai Tamar para uma armadilha. Finge-se de doente e pede à irmã que leve algum alimento ao seu quarto. Lá estupra Tamar para destilar seu ódio contra os outros irmãos. Entretanto, o que mais chama a atenção na cena é a reação de Tamar.

Após o estupro, Amnom expulsa Tamar de seu quarto. Ela reclama da violência. Chamando um criado, Amnom consuma seu ódio atirando-a violentamente para fora do castelo. Segue-se o doloroso diálogo: “Disse-lhe Amnom: Levanta-te, vai-te embora”. Então ela lhe disse: “Não, meu irmão; porque maior é esta injúria, lançando-me fora, do que a outra que me fizeste”(estrupo). Porém ele não a quis ouvir. Chamou a seu moço, que o servia, e disse: “Deita fora esta e fecha a porta após ela”. Assim, em poucos minutos, Tamar foi vítima de dois tipos de violência. Primeiramente o estupro; em segundo lugar a rejeição. À primeira enfrentou com a galhardia dos valentes; a segunda lhe atingiu profundamente a alma e feriu de morte o seu espírito. A primeira injúria agrediu-lhe a carne. A segunda incrustou-se no mais profundo do seu ser e produziu um enorme abalo em sua estrutura psíquica.

Ninguém brinque com a rejeição. Ela apequena, tritura, machuca, dói. Além do mais joga na cara do rejeitado a sua insignificância social, econômica,e por que dizer também ministerial. Sugerindo,  desejos enormes de vingança. É um sentimento perigoso, além do mais, porque esconde os fatos. Nunca, por exemplo, alguém foi condenado por rejeitar outro. Mas a semente da rejeição, após ser plantada, já levou muita gente a praticar crimes de grandes proporções. Ah, antes que esqueça: a violencia  de Amnom gerou em Absalão, irmão de Tamar de pai e mãe, um enorme  desejo de morte. Tempos depois, Absalão convidou Amnom para uma festa em sua casa, juntamente com os demais irmãos, e deu ordem a seus empregados para matá-lo após embebedá-lo com vinho. Como se vê, a atitude de rejeitar alguém pode se transformar de uma simples ante-sala em palco principal de grandes tragedias...e mais uma vez a Biblia nos mostra e nos ensina que devemos cada dia pratica o amor mais não é qualquer amor e sim o amor de D
eus...pense nisso.

©2007 '' Por Elke di Barros